O que é P&D e como a área tem se transformado?

A importância de P&D nas empresas sempre foi enorme, mas em mercados altamente competitivos e de baixa margem, o foco em inovação constante e atendimento às necessidades dos clientes é ainda mais crucial.

O mundo moderno oferece às pessoas uma série de opções de escolha sobre diversos tipos de produtos e serviços. Isso faz com que as empresas necessitem se destacar diante de uma concorrência tão vasta. No mercado de nutrição animal, no qual novas demandas, comportamentos de consumidor, expectativas crescentes de produtividade e quantidade elevada de novos entrantes, às áreas ligadas ao desenvolvimento e criação de novos produtos ganharam especial atenção nos últimos anos.

Historicamente, sempre houve um movimento de algumas companhias para desenvolver ou adaptar seus produtos através de pesquisas internas e externas e, assim, melhorar seus produtos. Mais recentemente e tomando como base o setor de pet food, vemos uma mudança drástica de como os tutores personificam seus animais e refletem preferências pessoais neles, assim como comentamos em artigos anteriores. Para quem cria os produtos, a necessidade de conhecer novas matérias-primas e satisfazer novas demandas, sem perder a qualidade e oportunidades que aparecem,torna-se um grande desafio no dia-a-dia de trabalho.

Pensando nesse novo cenário e nos novos desafios de criação ou adaptação de produtos, muitas empresas estão crescendo seus setores de P&D, que ganharam grande destaque e é sobre ele que vamos tratar no artigo a seguir. Acompanhe!

O que é P&D?

A sigla se refere à Pesquisa & Desenvolvimento, uma área ligada diretamente aos times de desenvolvimento de produtos, marketing e vendas das empresas e é a responsável por realizar, por meio de pesquisas e análises dos públicos-alvo de um produto quais são as melhorias que precisam ser realizadas, para que a performance no mercado seja ainda mais satisfatória.

Embora em algumas fábricas ainda seja agregada a outras áreas, em uma boa parcela de indústrias já se valoriza a formação de uma equipe capacitada e focada nesses dados que potencializam as vendas da empresa.

Vantagens do P&D na empresa

Na prática, essa área é a responsável pelas mudanças e melhorias que uma companhia passa. É neste setor que descobre-se, por exemplo: as tendências do mercado para o futuro; ou novas tecnologias que podem ser implementadas nas fábricas para garantir uma produção maximizada; e até a os novos rumos e nichos de mercado que a empresa pode obter sucesso no futuro.

Além disso, é no P&D que se encontram os problemas nas linhas de fabricação e consegue-se aprimorar as técnicas utilizadas.

Isso mostra, que a implantação desta equipe e a integração com os demais departamentos de uma companhia é fundamental para ter colaboradores empenhando suas funções de maneira mais eficiente possível, e claro, para obter ainda mais sucesso na batalha com a concorrência.

Processos mais detalhados

O P&D de uma fábrica é um processo colaborativo, uma vez que todas as áreas são impactadas com as análises e descobertas realizadas pelos profissionais da área. Por isso, é fundamental que os líderes valorizem e criem uma dinâmica para que todos os colaboradores de todas as equipes compreendam os motivos pelos quais as possíveis mudanças devem ocorrer e as razões que outras estratégias devem continuar a ser seguidas.

Ao admitir esse processo inovador, é possível que os demais setores também encontrem em suas demandas internas maneiras mais adequadas para a execução delas, além de facilitar o entendimento de novos profissionais que, eventualmente, forem contratados.

Benefícios para os colaboradores

O trabalho desenvolvido pela área de P&D também possui benefícios internos, quando analisamos a visão dos profissionais que trabalham nas fábricas.

Isso se deve ao fato deste setor deixar todo o processo mais transparente, de modo que há uma explicação para cada ação da empresa no mercado e sobre as decisões internas, seja na dinâmica de trabalho ou estratégia de mercado.

Quando busca-se isso, a inovação é evidente e transforma todo o ambiente de trabalho, fazendo com que todos os envolvidos desempenhem seus papéis de forma mais certeira, otimizando o tempo e valorizando o empenho de cada um.

Atuação certeira no mercado

Como citamos no início deste artigo, o mercado é, na maioria das vezes, bastante concorrido, por isso, é necessário ter uma atuação que gere lucro, satisfaça os clientes e desbanque a concorrência.

O setor de Pesquisa & Desenvolvimento foca também nessa ação mais mercadológica, contribuindo para a melhoria das estratégias e na qualidade dos produtos fabricados pela empresa. Quando isso é realizado de forma correta, a companhia investirá um valor para remunerar pessoas especializadas nestas análises, mas irá recuperar este montante ao diminuir gastos com processos pouco eficazes, melhorando a performance nas vendas e na maior aceitação do consumidor final.

Desenvolvimento da companhia

Uma fábrica que busca crescer precisa estar atenta às novidades do mercado e de como a concorrência está trabalhando, principalmente aquelas que competem diretamente no mercado.

Criar um time para ser o responsável pelo setor de Pesquisa & Desenvolvimento é uma das maneiras mais modernas para continuar competitivo e inovar na elaboração de novos produtos e potencialização daqueles que já são sucesso entre os consumidores.

Além disso, algo que é muito discutido e que é cobrado por muitos clientes é o reposicionamento de uma marca. Esse processo ganha cada vez mais destaque à medida que a sociedade evolui e discussões que impactam a vida das pessoas vêm à tona. O time de P&D, por exemplo, consegue atuar diretamente junto ao time de marketing, ao time jurídico e quaisquer outro, para encontrar uma maneira de posicionar a empresa diante de algum tema que mereça ser repercutido.

Desenvolvimento da companhia

Uma fábrica que busca crescer precisa estar atenta às novidades do mercado e de como a concorrência está trabalhando, principalmente aquelas que competem diretamente no mercado.

Criar um time para ser o responsável pelo setor de Pesquisa & Desenvolvimento é uma das maneiras mais modernas para continuar competitivo e inovar na elaboração de novos produtos e potencialização daqueles que já são sucesso entre os consumidores.

Além disso, algo que é muito discutido e que é cobrado por muitos clientes é o reposicionamento de uma marca. Esse processo ganha cada vez mais destaque à medida que a sociedade evolui e discussões que impactam a vida das pessoas vêm à tona. O time de P&D, por exemplo, consegue atuar diretamente junto ao time de marketing, ao time jurídico e quaisquer outro, para encontrar uma maneira de posicionar a empresa diante de algum tema que mereça ser repercutido.

Conclusão

A importância da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dentro das empresas é enorme – não apenas para criação de novos produtos e entendimento de posicionamento de mercado, mas como uma visão estratégica de longo-prazo para o foco em resultados e crescimento.

Assim, o crescimento da mentalidade voltada à inovação contínua e diferenciação para melhoria de competitividade têm sido fundamental na geração de avanços tecnológicos e novos produtos, conduzindo o crescimento da produtividade por meio da melhoria contínua dos processos e parâmetros produtivos e da introdução de padrões mais elevados de qualidade e valor agregado em produtos e serviços.

Como vimos durante o post, na indústria de nutrição animal, P&D permite a entrega de produtos da mais alta qualidade e cientificamente comprovados que atendam as recomendações e requisitos nutricionais que os clientes esperam para aprimorar a performance, bem-estar e saúde do animal.

Desde o aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos, passando pelas conquistas nos parâmetros de produção, até a descoberta de possíveis novas soluções para patologias ou especificações desconhecidas que possam surgir, P&D traz um benefício imediato e de longo prazo às empresas. Esse foco de inovação e resultados com certeza poderá ser um grande impulsionador de diferenciação e crescimento – não só da empresa, mas do setor inteiro.

Explore o novo padrão para gestão de dados do laboratório e formulação de precisão

Transforme a maneira como você gerencia os dados quem vêm do seu laboratório, dos equipamentos NIR e como eles se comunicam com a formulação. De qualquer lugar, a qualquer momento.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
plugins premium WordPress

Soluções

A plataforma de gestão laboratorial para empresas ágeis e modernas

A maneira mais fácil de otimizar fórmulas ao menor custo possível

Otimize dietas totais de ruminantes e rações balanceadas

Soluciones

La plataforma de gestión de laboratorio para empresas ágiles y modernas

La forma más fácil de optimizar fórmulas al menor costo posible

La forma más fácil de optimizar fórmulas al menor costo posible

Products

The laboratory management platform for agile and modern companies

The easiest way to optimize formulas at the lowest cost possible

Optimize total diets for ruminants and balanced rations.